Como funciona a doação de sangue e quais são suas etapas

Como funciona a doação de sangue.

Como funciona a doação de sangue e quais são suas etapas

Doar sangue é rápido e indolor, mas ainda há muita mistificação sobre o processo. Apesar de haver bastante informação disponível e de os funcionários de hemocentros e centros de coleta estarem sempre disponíveis para responder dúvidas, é grande o número de pessoas que deixam de doar por não saberem como funciona a doação de sangue.

 

Etapas e como funciona a doação de sangue

O primeiro passo é saber se o/a doador (a) se enquadra nos requisitos para poder realizar a doação. Mesmo que ele/ela se encaixe em todos os requisitos, ainda deverá passar por várias checagens no hemocentro ou centro de coleta. É realizado um cadastro no local, então é importante não esquecer de levar um documento oficial com foto. Feito isso, são realizados exames de pressão arterial, dosagem de hemoglobina, temperatura e peso.

Caso tudo esteja bem, é realizada uma triagem clínica. Neste processo, são conduzidas entrevistas individuais, onde se verifica se o/a condidato (a) está realmente apto para a doação. É importante lembrar que todas as perguntas devem ser respondidas com total sinceridade. Caso o resultado seja favorável à doação, o/a doador (a) assina um termo de consentimento antes da etapa de doação em si. Em alguns casos é oferecido um lanche antes de ser realizada a coleta, para equilibrar níveis de glicemia, por exemplo.

O doador (a) é, então, orientado a higienizar o local onde será realizada a punção para a coleta do sangue. Todo o material utilizado durante a coleta é imediatamente descartado após o uso. São coletados em média 450 ml de sangue, em um processo que leva de 10 a 15 minutos.

Terminada a coleta do sangue, o doador (a) recebe um lanche para poder manter seus níveis de glicemia estáveis. Além disso, é importante beber bastante água e não realizar grandes esforços físicos ao longo do dia.

 

E você não tem desculpa para não doar sangue: de acordo com a legislação vigente, se você não conseguir doar em um dia de folga, deve ser liberado (a) do trabalho sem penalizações em seu salário.

 

Fonte: FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA. Roteiro da doação. Disponível em <http://www.fhb.df.gov.br>. Acesso em 19 de dez. 2017.

Comments

comments