Doar sangue no Carnaval pode salvar vidas

Doar sangue no Carnaval pode salvar vidas

Já falamos aqui sobre a importância da doação de sangue nas férias. Da mesma forma, doar sangue no carnaval é fundamental para suprir a demanda, uma vez que durante a semana de farra, os estoques chegam a ficar ainda mais baixos. O número de doações registradas em todo Brasil, costuma ficar de 20% a 30% menor* do que o normal para a época, que já é marcada pela baixa incidência de doações.

Além disso, a demanda aumenta consideravelmente. Isso se dá porque o consumo de álcool, o número de acidentes no trânsito e a violência urbana sobem esponencialmente. Para tentar amenizar o problema, vários hemocentros lançaram, ainda em janeiro, campanhas especiais para arrecadação na semana de carnaval.

A dica continua a mesma: doe antes de viajar ou cair na folia. Se não puder, procure o centro de coletas mais próximo da cidade onde você estiver. Mas não se esqueça de atentar para os requisitos mínimos para a doação de sangue. Um dos mais importantes nesta época do ano é manter-se em abstinência de bebidas alcoolicas por pelo menos 24 horas antes da doação.

Há também um impedimento para quem teve relações sexuais com muitos parceiros ou parceiras nos últimos 12 meses. Sabemos que esse número pode aumentar durante o carnaval, então antecipe sua doação. Você estará a salvar um número incontável de vidas.

 

O Hemotify já entrou no ritmo de carnaval. Não estamos em recesso, mas queremos ver todos felizes e doando sangue. Dê um tempo para a folia e procure um centro de coletas, faça seu cadastro e nos mande uma foto sua doando sangue, pelas redes sociais. Nós queremos divulgar sua atitude e incentivar outras pessoas a doar sangue no carnaval. Basta postar a foto nas redes sociais, marcar nosso perfil e usar a hashtag #CarnavalDoHemotify.

Doar sangue salva vidas!

 

*Os dados são de 2011, atualizados em 2014, e foram coletados pelo Ministério da Saúde.

Comments

comments