Quanto tempo demora uma doação de sangue?

Quanto tempo demora a doação de sangue.

Quanto tempo demora uma doação de sangue?

Doar sangue envolve uma série de processos que vão desde a checagem pelo (a) próprio (a) doador (a) dos requisitos mínimos e possíveis impedimentos, passando pela entrevista, punção e coleta, até os exames realizados com o hemocomponentes coletados. Quem trabalha em hemocentros sabe o quão complexo este processo é. Mas se você é doador, saiba que apesar de sua função ser a mais importante, é também a mais simples. E a mais rápida. Não acredita? Então confira este passo a passo do que você vai encarar e descubra quanto tempo demora uma doação de sangue.

 

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se você se enquadra nos requisitos mínimos para a doação. Clique no link que disponibilizamos no começo do primeiro parágrafo e confira a lista completa.
  2. Já no hemocentro ou centro de coleta mais próximo de sua casa, você deverá passar por uma rápida entrevista. Ela terá duração de no máximo 15 minutos.
  3. Se tudo estiver certo, você será preparado (a) para a punção. A condução até a sala de coletas, limpeza da região onde será realizada a punção e a punção em si, levam entre 5 e 10 minutos.
  4. Agora começa a doação propriamente dita. Ela levará de 10 a 15 minutos, tempo suficiente para coletar algo próximo de meio litro de sangue.
  5. Por último você faz um lanche, sem pressa, com o tempo que precisar.

 

Trocando em miúdos, tudo isso não toma mais do que 45 minutos do seu dia. Mas a verdade é que não interessa quanto tempo demora uma doação de sangue, nem o lanche ou a folga a que você tem direito. O que importa de verdade é o impacto que esta pequena (e rápida) atitude causará. Lembre-se sempre que doar sangue falva vidas.

 

Fonte: HEMOCENTRO RP. Dúvidas e perguntas. Disponível em <http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/>.  Acesso em 22 de fev. 2018.

Comments

comments