Uma pessoa pode doar sangue depois de ter sido vacinada?

Uma pessoa pode doar sangue depois de ter sido vacinada.

Uma pessoa pode doar sangue depois de ter sido vacinada?

Recebemos dezenas de doses de vacinas ao longo da vida. Este processo começa logo após nascermos, e previne uma infinidade de doenças. Mas quem doa sangue, muitas vezes fica em dúvida se pode ou não fazê-lo ao ser vacinado (a). Dentre as vacinas mais comuns, nenhuma impede definitivamente a doação, e embora algumas delas exijam que seja observado algum tempo antes de correr para o hemocentro, sim, uma pessoa pode doar sangue depois de ter sido vacinada.

 

Tempo de espera e recomendações

Alguns casos exigem mais atenção, como o da vacina antirrábica quando recebida devido à mordida de algum animal. Tanto ela quanto a chamada ‘vacina anti-Rh’ impedem a doação por um ano. É importante notar, entretanto, que a anti-Rh não é uma vacina, mas sim um soro hiperimune.

Outras vacinas, por outro lado, exigem menos tempo de observação antes de doar sangue. As que demandam quatro semanas são: sarampo, rubeola, catapora, pólio oral, febre tifóide oral, caxumba, febre amarela e BCG. Já a vacina contra a hepatite B recombinante exige 7 dias de intervalo antes da doação de sangue.

Já as vacinas decorrentes de vírus ou bactérias mortas demandam uma espera de apenas 48 horas. Dentre elas estão as que previnem: tétano, cólera, pólio (Salk), difteria, febre tifóide e paratifóide (injetável), meningite, coqueluche, hepatite A, pneumococo, leptospiros, brucelose, haemophillus influenzae tipo B, antraz, doença de Lyme, influenza e HPV. A vacina contra H1N1 também se inclui nesta lista, pois portarias recentes do Ministério da Saúde liberaram a doação de sangue após 48h da vacinação. Por outro lado, o hemocentro pode exigir mais tempo de espera do doador em qualquer um destes casos. E uma coisa importante de lembrar é que você só pode doar sangue se estiver assintomático e sem febre.

 

Muitas medidas, como esta de tempo de espera após ser vacinado (a), parecem exageradas, mas elas garantem a qualidade do processo. Elas são observadas dentro de um mecanismo complexo, que chamamos de Segurança Transfusional. Se hoje você pode doar ou receber uma transfusão de sangue sem medo, é graças a ele. Então, depois de receber uma dose de vacina, aguarde alguns dias e procure o hemocentro mais próximo de você. Uma pessoa pode doar sangue depois de ter sido vacinada!

Para qualquer dúvida, consulte o triagista. Além disso, no blog do Hemotify nós também tentamos sanar várias dúvidas recorrentes e desmistificar algumas lendas. Mas não esqueça de doar sangue e ajudar a salvar vidas.

 

Fontes: HEMOCENTRO RP/USP. Dúvidas e perguntas. Acesso em 20 de abr. 2018. Disponível em <http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/>.

Comments

comments