Veganos e vegetarianos podem doar sangue?

veganos e vegetarianos podem doar sangue?

Veganos e vegetarianos podem doar sangue?

Muita gente que deixa de comer carne (ou nunca comeu) se questiona sobre isso, mas veganos e vegetarianos podem doar sangue, sim! Na verdade, o que importa é o doador estar bem alimentado. E como todos nós sabemos, isso não significa comer um monte de carne. Na verdade, veganos e vegetarianos costumam ter uma dieta muito mais saudável do que outras pessoas, por ingerirem mais nutrientes. Mas mesmo assim é importante estar atento (a) a alguns cuidados em relação a alimentação. Por isso, fizemos um pequeno guia com algumas dicas relacionadas ao tema para quem quer doar sangue. Dá uma olhada aí em baixo.

 

Cuidados com a alimentação e doação de sangue

  • Esteja bem alimentado. Não vá ao hemocentro ou centro de coletas sem ter comido alguma coisa no café da manhã ou almoço. Se você não teve tempo para isso, fale com os (as) triagistas e peça um lanche pré-doação.
  • Não doe sangue de barriga cheia. Da mesma forma que doar sem ter comido nada, doar depois de comer um monte também não é recomendado. Coma o suficiente para saciar a fome.
  • Prefira alimentos leves. É super contraindicado doar sangue depois de ingerir comidas muito gordurosas, por exemplo. No lugar daquele salgado de padaria, opte por frutas, verduras, sanduíches ou iogurtes.
  • Coma alguma coisa depois de doar. Os hemocentros e centros de coleta oferecem lanches após a doação, mas muitas vezes eles não são suficientes. Para não se sentir mal, peça mais uma porção ou coma alguma coisa leve quando chegar em casa.
  • Cuide de sua alimentação no dia-a-dia. Essa dica é super importante para quem doa sangue com frequência, pois altos níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos impedem temporariamente a doação.

 

E voltando a pergunta central desse post (veganos e vegetarianos podem doar sangue?), um estudo recente divulgado pela organização Collective Evolution mostrou que o sangue de veganos, quando transfundido para pacientes em tratamento contra o câncer, é até oito vezes mais eficaz no combate às células cancerígenas do que o sangue de uma pessoa em uma dieta tradicional. Embora seja um estudo preliminar, é mais um exemplo de que a restrição a doação imposta a veganos e vegetarianos não passa de mito.

 

FONTE: COLLECTIVE EVOLUTION. Study finds blood from vegans is more protective against cancer. Disponível em: <https://www.collective-evolution.com/2016/05/15/study-finds-blood-from-vegans-is-more-protective-against-cancer/>. Acesso em 10 de jun. 2018.

Comments

comments